domingo, 22 de agosto de 2010

Saga Acolher

Acabo de chegar de Santa Catarina, onde fui participar da Saga Acolher, projeto da Natura. Entre milhares de empreendedores sociais desse Brasilzão fui uma das quatro escolhidas. Confesso que estou me sentindo "no céu".
Fui conhecer o "Acolhida na Colônia", um projeto muito legal da Taíse, outra empreendedora selecionada. Ela conseguiu desenvolver o turismo rural numa região antes inóspita e onde a evasão da população rural era grande. Hoje os filhos dos agricultures, que foram para cidade, estão retornando. Fiquei empolgadíssima para trazer o projeto para nossa região.
Muito bom ver que as pessoas estão gostando da vida simples e que cada vez mais pessoas se preocupam com o bem estar dos outros.
Taíse foi conhecer o "Saúde e Alegria" em Santarém e eu voltei morrendo de inveja dela. Queria continuar na saga, apesar do cansaço. Por fim alguém do projeto "Casa da Criança" de Fortaleza virá para São Vicente de Minas conhecer a Flor Amarela.
Hoje penso que não foi fácil chegar até aqui.
No início de nosso trabalho, houve muita resistência da comunidade local. Afinal os deficientes viviam escondidos em suas casas e a comunidade os desconhecia. Com paciência e persistência fomos conquistando famílias e apoio. A princípio, da Câmara Municipal e da Prefeitura, que nos cederam espaços para cursos e atendimentos. Decidimos também apresentar à comunidade, aquelas pessoas que viviam escondidas em suas casas, algumas sequer conheciam sua imagem, levando-as para Praça, para igreja, chocando a sociedade da época.
Hoje, domingo, dia 22 de agosto de 2010, promovemos um "abraço na praça", ato simbólico de apoio das pessoas da cidade, uma das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A praça estava lotada, a banda tocava, foi uma glória.
É ou não é para eu "me sentir"?

6 comentários:

  1. É sim, pode se sentir a vontade!!! Parabéns prima!!! Você batalha demais e ainda terá muitos motivos para comemorar, estamos sempre torcendo por você e suas vitórias!!! Beijao

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Renata! Continuo tentando um contato pra vc lá na revista. Até porque, pra mim, vc é a melhor. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. E como foi difícil! Só você mesma filha, minha hiena preferida, para descobrir num projeto como este a maravilha de uma nova vida! Estou cansada, mas vendo você tão feliz, vejo que valeu a pena.
    Bjs e........quando vamos viajar de novo? Êta companheirona!

    ResponderExcluir
  4. Dilmas e Marinas são pouco pra vc!
    Presidente de verdade nosso Brasil vai ter se Renata se candidatar.
    Um grande bj. Fernanda.

    ResponderExcluir
  5. É por essas e outras que te admiro desde quando fui sua aluna Renata. Vc é um ser humano maravilhoso...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PELAS CONQUISTAS. VOCE É UMA PESSOA FANTASTICA.
    GRANDE ABRAÇO.
    JOSÉ MAIA

    ResponderExcluir