sábado, 28 de janeiro de 2012

FLOR AMARELA 21 ANOS


Em dezembro de 1990 saí do Rio de Janeiro e fui me aventurar no interior de Minas Gerais, mais especificamente em São Vicente de Minas, terra natal de meu pai.
Formada em Educação Especial pela PUC-RJ, resolvi que deveria investir meus conhecimentos em um local onde fosse inexistente o atendimento às pessoas com deficiências.
O Prefeito, à época, decide me ajudar a realizar meu sonho e, em 1991, nos empresta o prédio que havia sido construído para a Creche Municipal e que não tinha verbas para funcionar, devido à extinção da LBA. Assim, começamos a dar forma à idéia.
Bebeto, aluno com deficiência intelectual, sugere que o nome da escola seja Globo Azul, porque a Terra é azul e nela tem lugar para todo mundo – sugestivo, não?! Começamos então o trabalho de campo: fomos de casa em casa, com a cara e a coragem, conversar com as famílias que tinham pessoas com algum tipo de deficiência.
No início, eram apenas 11 alunos, mas no ano seguinte o número dobra para 22, e então, precisando de mais espaço, invadimos o prédio da antiga Escola Estadual José Bonifácio, que estava abandonado havia 16 anos.
A precária situação em que trabalhávamos sensibiliza o então deputado Vittorio Medioli, que consegue, junto à família de seu irmão, a quantia de 50 mil dólares (!) para reforma do prédio. Para homenagear a filha de Francesco Medioli, Madalena, adotamos o nome Flor Amarela.
Em 1993, fundamos a APAE DE SÃO VICENTE DE MINAS e esta parceria fortaleceu o trabalho da escola, ampliando o atendimento para as áreas de saúde e assistência social.
A política local não me via (ou não me vê) com bons olhos. Pelo fato de ser uma batalhadora em busca de um ideal, nada veio fácil pra mim. Sou brigona e decidida em realizar projetos e idéias que vão contra uma grande maioria. Mas sei que tudo que eu faço é buscando um conforto e uma qualidade de vida decente, para quem nasceu sem privilégios.

Não busco agradecimentos, estátuas, nem quero nada em troca de tudo que tento fazer. Apenas sei que nasci pra ajudar e tentar, acima de tudo, encontrar sorrisos em quem talvez nunca tivesse motivo pra isso.
Às vezes sinto que nado contra uma grande maré, mas sei que existe um Deus que me dá todos os dias muita força pra continuar lutando pelo meu ideal que, garanto, não é nada medíocre.
Bem, lá se foram 21 anos.
Neste período passamos por momentos muito bons, de muita alegria, mas também por perdas e decepções. É assim a vida. Só sabemos que deu certo se tivermos a coragem de ousar tentar fazer com que o sonho vire realidade.
Hoje estamos nos reestruturando, esperando que 2012 venha a ser mais um ano de muitas realizações e conquistas.
E que venham muitos anos mais.

Valeu Fernanda e Sergio pelos pitacos no texto!

Um comentário:

  1. Claro que valeu filha!
    Tem sido uma luta de gente grande, mas que nos dá a alegria de estar fazendo o que foi planejado lá no alto. Você é uma guerreira e como já falei, a própria hiena........ Espero ficar mais uns tempos aqui para lhe ajudar, nem que seja saindo no tapa quando lhe magoarem.
    Eu e seu pai temos muito orgulho dos filhos que deixamos para dar continuação à família Arantes Villela. Amo vcs demais da conta. bjs

    ResponderExcluir