sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

D Isa fez 70 anos


Minha mãe completou 70 anos no último 07 de janeiro.
Em nossa família nós, mulheres, não temos o menor problema em divulgar a idade.
Minha mãe chegou aos 70 linda como sempre foi.
No dia 06/01/2012 ela foi internada com desidratação. Estava há dias sem comer, vomitando e, bem deixa pra lá...
Na véspera da festa, eu a levei ao hospital e ela teve que ser internada para tomar soro. Deixei meu irmão de companhia e fui buscar minha filha em São João del Rei. Estava lá quando Fabio, o meu irmão, decidiu que deveríamos desmarcar a festa. Marcelo, meu cunhado que estava organizando a festa, me ligou desesperado. Pedi que se acalmasse, que quando eu chegasse decidiríamos o que fazer.
Voltamos, eu e Luísa, e fomos direto para o hospital conversar com ela sobre os amigos que já estavam chegando de longe.
Joel, sábio enfermeiro de São Vicente de Minas, disse que minha mãe é alérgica a adrenalina, que toda vez que está envolvida em algum evento se estressa e o resultado é o mesmo. Na festa dos seus 70 anos, não podia ser diferente.
Às oito horas do dia 07/01/2012 ela recebia alta e eu a levei para experimentar a roupa da festa e para mostrar onde era o salão de beleza, onde ela deveria comparecer ao meio-dia.
Sei que pode parecer crueldade.
Mamãe ainda estava fraca, precisava descansar, mas eu não dei trégua. Entreguei-a para minha irmã Fernanda e minha tia Lucinha e rumei para fazenda a fim de ajudar a organizar os últimos preparativos num um dia de extrema importância para todos nós, onde pudemos vislumbrar o que é chegar aos 70 cercada de tanto carinho, numa época em que vemos tantas mães e pais abandonados.
Foi muito bom olhar para o rosto daquela mãe, meio abatido por causa da breve hospitalização, e notar que ali existe uma linda mulher. Para nós, suas filhas, nunca foi fácil sair com minha mãe e perceber que, na maioria das vezes, os olhares masculinos eram direcionados a ela e não a nós, bem mais jovens.
Mas, como concorrer com esta mulher de belo porte e de um rosto inigualável?
Cuidava de nós como "galinha de pintos" e brincava conosco, quando crianças, como se tivesse a nossa idade. Até hoje meu prato predileto é arroz, feijão, purê e carne moída, um dos pratos que facilitava a sua vida para mandar os quatro filhos para escola. Fazia uma bacia de comida e com os quatro já vestidos e penteados, ia colocando uma colherada na boca de cada um.
Óbvio que tínhamos ciumes dessa mãe linda. Eu me achava feia porque quem se parecia com ela era Fernanda.
Mamãe cuidava de pessoas desconhecidas com o mesmo amor que cuidava de seus filhos. Ensinou aos filhos e amigos o verdadeiro significado da palavra caridade. Minha mãe é dessas pessoas que nasceu com a incumbência de mudar o destino das pessoas. Adotou e foi adotada.
Doou um rim para meu pai a fim de prolongar sua vida e engordou de montão, para evitar seus ciúmes, o que de nada adiantou. Papai era completamente louco por ela.
Enfim, tê-la como mãe, trouxe a nós, seus filhos, a melhor e maior experiência de nossa existência.

6 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo, mil vezes lindo. De emocionar e de me rasgar de raiva por não ter podido comparecer aos 70 da matriarca desta família que é especial para mim.
    Mais uma vez parabéns, dona Isa!

    ResponderExcluir
  2. Vc está adorando contar que eu quis desmarcar a festa...mas deixo claro que qualquer filho em sua sã consciência ao ver a mãe internada e dizendo que não ia aguentar, tentaria desmarcar, que se dane a festa, a comida, todo mundo, queria vê-la bem. Se era frescurite dela, aí são outros 500, não tenho bola de cristal pra adivinhar. Fico feliz por ter dado tudo certo, mas agiria da mesma maneira quantas vezes fosse ou for preciso, afinal é minha mãe e já é uma setentona, temos que cuidar com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Como comentar? Como aceitar esse amor, tão incondicional, que vejo nos olhos desses filhos e netos maravilhosos? "Meu Pai", me ilumine para corresponder as palavras escritas no banner, e que me deram tanta paz e esperança.
    Márcio amigo querido,um dia você também
    sentirá a emoção que é ter uma Família ( com F maiúsculo mesmo)

    ResponderExcluir
  4. E falando sério...esse banner ficou bunito pracaraio!! Tudo foi perfeito, o banner, o vídeo da Fer, o bolo, a bonequinha no bolo...bom, essa não foi tão perfeita, mas no ano que vem vai estar supimpa!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Renata, saber que você reconhece e é grata a quem lhe deu talvez a mais importante oportunidade nesta sua encarnação: a oportunidade de viver e evoluir no caminho à ilumicação. E, pelo pouco tempo que te conheço, posso dizer que você está, efetivamente, no caminho.
    Ser grato ao pais é mais do que nosso dever, é uma imensa felicidade!
    Bjin fraterno pra você e felicidade eterna pra D. Isa.

    ResponderExcluir