segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIA DO IDOSO

Hoje, 27 de setembro, é comemorado o DIA DO IDOSO.
Confesso que fiquei sabendo a pouco e me senti na obrigação de escrever sobre essa história de "ser idoso".
O tempo é muito relativo.
Outro dia ouvi no rádio um cantor dizendo que tem uma filha de 10 anos, então se perguntarmos para ela o significado de 5 anos, ela dirá que é muito, afinal é metade da vida dela, mas para nós 5 anos é quase nada. Li uma frase que também resume essa história de tempo: "os dias são longos, mas os anos são curtos". 
Fui fazer um curso no SESC Venda Nova em Belo Horizonte há alguns meses e no local estava tendo um encontro da terceira idade. Nunca vi uma galera mais animada e feliz. Em plena quarta-feira estavam na piscina, ouvindo música, dançando, tomando cerveja. Morri de inveja!
Horrível essa cultura ocidental de achar que o que ficou velho é para ser descartado. Estamos na era da reciclagem! Vamos reciclar nossos valores, nossos conceitos, nossas atitudes. Vamos aprender a nos reciclar, reaproveitando nossas sobras.
Quando perguntaram para Tônia Carreiro como era envelhecer ela respondeu: “só temos duas opções: envelhecer ou morrer”.
Eu quero envelhecer, adiando ao máximo minha partida. Quero conhecer meus netos e bisnetos e agradeço a Deus por viver numa época com tanta tecnologia e medicamentos, assim poderei envelhecer com qualidade de vida.
Ainda vou tomar cerveja em plena quarta-feira, dançando na beira da piscina, flertando, sem culpa nenhuma, me sentindo a mais bela das senhoras. Só espero que o Chico possa sobreviver para ver isso.
Como diz o grande Juca Chaves: "VELHO É QUEM SE ILUDE, QUE A IDADE É JUVENTUDE, SER JOVEM É SABER ENVELHECER".

7 comentários:

  1. E pensar que saiu de dentro de mim!!!!!!!Tudo bem, vc sempre foi fora de seu tempo. Andou aos 9 mêses e foi alfabetizada aos 4 anos. Quer mais? Aos 2 anos recitava poesias de 8 estrofes, dando um baile nos alunos de seu pai. Escreveu um artigo para um jornal de São Paulo, aos 12, se acusando de ter matado Aldo Moro. Alguém se lebra dele?
    Vc não vai envelhecer, vai virar borboleta e eu
    estarei no trigal te esperando.
    bjs minha COROA

    ResponderExcluir
  2. Bravo, Renata! Eu também quero envelhecer, sempre falo para minha mãe "A gente tem que saber envelhecer, senão ficamos loucos". Bjão

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o sábio Juca Chaves.Acho que até para envelhecer é preciso ter categoria e viver plenamente tudo de bom que o dia a dia nos oferece ....sem reclamar(isto é coisa de velho!!!)Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que eu saiba não. Quem trabalha na Globo é vc Fabio!

    ResponderExcluir
  5. Tõnia Carreiro? virou dinossauro. Com toda certeza.....

    ResponderExcluir